Relatório de Atividades – Pró-Vida – Março Abril / 2017

06 de maio de 2017 

O ano letivo na Escola de Educação Infantil Pró-Vida iniciou dia 02 de março sob a organização dos critérios pedagógicos regidos pela Secretaria de Educação e Regional de Ensino de Recanto das Emas.

Dessa forma, os alunos aprenderam durante esse período sobre inclusão, o que implica em respeito ao próximo apesar das diferenças. Tiveram contato com todo ambiente natural do Pró-vida, inclusive a lagoa, quando participaram da Semana da Conscientização do Uso Sustentável da Água. Foram desenvolvidos projetos que abarcam a realidade da criança, contemplando suas origens, contexto familiar, hábitos de higiene, interação social e com o meio ambiente. Esses primeiros momentos também incluíram a adaptação das crianças à rotina escolar em regime integral, pois este período engloba a inclusão de todos os alunos em um contexto diferenciado, que envolve o aprendizado e reaprendizado de hábitos alimentares saudáveis, ter a oportunidade de dormir após o almoço, compreender regras para boa convivência, desenvolver atividades psicomotoras diárias, aprender brincando.

Toda a equipe de professores e monitores participou do Dia de Formação Continuada da Educação Infantil (dia não letivo), em 26 de março, no auditório da Regional de Ensino, com o objetivo da apresentação do tema da V Plenarinha, intitulado por: “A criança na natureza por um desenvolvimento sustentável”, realizado no período matutino. No período vespertino, todos se deslocaram para o Pró-Vida, para continuidade da formação orientada pela psicóloga, colaboradora voluntária desta instituição – Pastora Ione, cuja temática foi relação intra e interpessoal.

Por ser um ambiente rico em paisagens naturais, nossa instituição foi escolhida para receber alunos da rede pública de Recanto das Emas, trabalho que já segue em planejamento para execução até o período de agosto deste ano. Somos gratos a Deus por essa oportunidade e grandes são as expectativas, tendo em vista as possibilidades de exploração do local: muito ambiente ao ar livre, animais, lagoa… enfim, Deus é bom em todo o tempo!

Assim, todas as atividades pedagógicas realizadas até este momento, seguiram as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, porém, tendo em vista o perfil cristão do Pró-Vida procuramos a cada oportunidade inserir princípios e valores que venham agregar à formação das crianças o amor a Deus, a gratidão pelo alimento, pela natureza existente neste espaço a qual temos acesso, pela vida de todos os profissionais com o qual convivemos, pela vida, pelo amor de Cristo por nós. No período da páscoa, por exemplo, foi apresentada uma peça teatral promovida pelo corpo docente, com o tema “A verdadeira páscoa”, considerando a orientação pedagógica constante na proposta curricular adotada pela instituição, que diz: “participação em festejos e datas comemorativas, numa perspectiva cultural e “suprarreligiosa”, cultivando e fortalecendo os valores como solidariedade, respeito, amizade, partilha etc.” (Currículo em Movimento, pág. 72). Foi um momento em que as crianças puderam compreender o real motivo desta data.

É indispensável considerar, portanto, a importância de todos os colaboradores voluntários que até então cooperaram de alguma forma para que o Pró-Vida se mantenha e tenha se tornado um espaço tão significativo para essas crianças que assistimos em educação. Cada uma delas, junto às suas famílias, representa todo potencial que este projeto tem para alcançar vidas para Cristo! Nosso desejo e oração é que cada colaborador seja um instrumento de bênçãos para o alcance desse objetivo. Nossa gratidão a Deus e a você que faz parte deste grande desafio!

TURMA DO PRÓ-VIDA E ATENDIMENTO DA NUTRICIONISTA PARA AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS

 

 

 

 

ATIVIDADES SOBRE O PROJETO “QUEM SOU EU” (TRABALHANDO O AMOR, AFETIVIDADE);

REUTILIZANDO MATERIAIS PARA FAZER BRINQUEDOS, ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

AULA DE NATAÇÃO

 

 

 

 

 

 

AULA DO PROFESSOR BRUNO COM A PLANTAÇÃO DA HORTA

DOAÇÃO DE GARRAFINHAS PARA OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

 

 

 

 

PROFESSOR BRUNO INICIANDO ATIVIDADES DA PLENARINHA NO PRÓ-VIDA: CONTATO COM OS ANIMAIS

 

 

 

 

 

 

FORMAÇÃO CONTINUADA COM A COLABORADORA PSICÓLOGA – PASTORA IIONE

 

 

 

 

DIA DO TRABALHADOR – APRENDENDO AS PROFISSÕES