Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018 – Um Recanto de talentos

A edição 2018 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha, organizada pela Federação Paulista de Futebol – FPF, mais uma vez cumpriu o seu papel de apresentar aos brasileiros, amantes do futebol, o que é driblar, jogar, perder, ganhar, emocionar-se e dedicar gols aos familiares, amigos ou treinadores. Jovens de várias partes do Brasil, lugares conhecidos ou não, tiveram a oportunidade de mostrar o futebol dos grandes centros de treinamento e, também, provenientes de projetos sociais. Esse é o caso, por exemplo, do Projeto Integral de Vida (Pró-Vida), situado numa cidade satélite do Distrito Federal, que desde 1986 desenvolve um trabalho social voltado para crianças e adolescentes da região.

Há quem pense que o futebol em Brasília não está tão bom assim, mas este assunto não é a realidade no Recanto das Emas. Nos últimos anos, a cidade tem apresentado jovens talentos que despertaram treinadores que apreciam o bom futebol. Vale destacar que esses jovens talentos estão sendo enviados para os times de base dos mais diversos clubes nacionais e até mesmo clubes em outros países como, por exemplo, EUA, Japão e Portugal. São atletas, de 12 a 17 anos, moradores do Recanto das Emas que, em contraturno escolar, participam do projeto Escolinha de Futebol no Pró-Vida, localizado no Núcleo Rural Vargem da Bênção, Distrito Federal.

Atuando no Pró-Vida por quase 9 anos, Rubens Mota, professor de Educação Física, tem colaborado para a transformação de jovens talentos em atletas de alto rendimento e isto pode ser constatado nos Clubes Capão da Canoa, Aparecida de Goiânia, Benfica, CFZ, Fluminense, Upis, Vilafranquense e Vila Nova. Atualmente são quase 15 atletas que se destacaram no futebol e estão representando o Recanto das Emas em várias competições estaduais e interestaduais. Provenientes de famílias muito simples, em situação de vulnerabilidade social, esses atletas aproveitaram a oportunidade e levaram a sério o trabalho social cristão desenvolvido pelo Pró-Vida, presidido por Celiomar Dias de Oliveira. A instituição mantenedora é a Missão Cristã do Brasil (MCB). O trabalho também tem o apoio da Associação das Igrejas de Cristo no DF e Entorno, bem como da Escola de Futebol M.S. Márcio Santos.

A edição da Copa São Paulo Sub-20, ocorrida de 2 a 25 de janeiro, com mais de 2500 atletas no torneio, contou com a participação de 7 jovens que iniciaram suas carreiras no Projeto Integral de Vida – Pró-Vida e jogaram pelo Cruzeiro-DF. São eles: Guilherme, goleiro; Dvide, zagueiro; Bigu e Geovane, volantes; Ramon e João, atacantes; e Nalbert, posição meia. Sem dúvida alguma foi uma excelente oportunidade para a descoberta de futuros craques do futebol brasileiro. Parabéns atletas!

Lucas – Benfica, Portugal
Fernandinho – Fluminense, Rio de Janeiro
Vitor e Guilherme – Aparecida FC, Goiânia. Em 2018 Vila Nova FC, São Paulo